sábado, 12 de maio de 2012

Visita à Fundação Iberê Camargo

No dia 4 de maio de 2012, as turmas da cadeira de Maquetes do primeiro semestre da Faculdade de Arquitetura da UFRGS foram visitar a Fundação Iberê Camargo, que situa-se na Av. Padre Cacique, em Porto Alegre. A edificação foi inaugurada em 2008, obra do arquiteto português Álvaro Siza. O projeto recebeu o Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura  em 2002.

Foto mostrando a volumetria principal da Fundação, dsenvolvida a partir de um prisma.

Na Fundação, assistimos a um vídeo que relaciona o projeto, a execução da obra e sua ligação com o trabalho do artista Iberê Camargo. Constatamos que o arquiteto, além de projetar a edificação em si, penso nos mínimos detalhes, como na mobília utilizada e até mesmo nas placas informativas.

Lixeira desenhada e assinada por Álvaro Siza
Informativos criado pelo arquiteto.   





Outro ponto marcante do projeto é o encontro das linhas ortogonais com as linhas curvas na parte interna, como é possível observar na foto abaixo.
 

Uma característica bastante comentada e observada na visita foram as saídas de iluminação e de ar condicionado, que são bastante discretas e adaptadas ao prédio, muitas com formas curvas.




Foto mostrando a entrada para ar condicionado na parede


   
Entrada de iluminação



A iluminação é predominantemente artificial, para a melhor conservação das obras e proteção contra os raios solares, Ainda assim, as janelas encontradas nos braços da edificação possuem filtros especiais para impedir a deterioração das obras. Essas janelas situam-se em ponto singulares que valorizam o enquadramento do Lago Guaíba e de sua orla. Há também aberturas zenitais nos braços, que iluminam o corredor. 

Vista de uma das janelas presentes nos braços do prédio.

Abertura zenital

Ritmo encontrado entre os pisos e os painéis iluminatórios.

Foto mostrando três andares da edificação. É perceptível a presença de um eixo linear, delimitando a simetria entre os dois lados.
Pintura do artista Iberê Camargo

Ateliê da fundação, que é um dos volumes encontrados ao lado do prédio principal.

Vista da janela encontrada no caminho para o ateliê.



As fotos acima visam focar em alguns locais da composição externa do prédio, a qual será profundamente trabalhada por nós nos exercício subsequentes.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário