Na primeira aula de maquetes, fomos apresentados às características da disciplina, ao que desenvolveremos ao longo do semestre e também ao trabalho do arquiteto aliado a maquetes. Durante a aula, recebemos duas folhas de papel sulfite cortadas na forma de um quadrado e nos foram apresentados vídeos de como fazer dobraduras com eles (http://www.dezeenscreen.com/category/folding-techniques/). Foi proposto que fizéssemos a relação entre as dobraduras criadas com a figura humana, em diferentes escalas, dando uma função para elas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjgsBQ6IJ462vBcqy8dXrzkOi9JALUYyJ2PgP1SE9P5mW1wMc23tQQs5PxHmz3TB1dTDCHrFLuIzQvil4guD3DVMY_8mRmrWcI1LdCxMimcZARlFHpot7JejGRe-kOPL59mQawysoDg3Urt/s320/1003+115.jpg)
Nessa primeira foto, a dobradura representa um túnel adequado para a figura humana.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg5kxEvE86poIs2rSIXqk8B_TBFA4hloKwrIOqW75UlI_UQIaGcRtNpJTbpcQ_otnbzSWwBGjG_EOI7wl9oI7EpxZYnMmiPb8DW5EfiJlop4tMdvSquLTm3ELlZb-0HG_wg7NycnJaU11RA/s320/1003+163.jpg)
Na segunda imagem, imaginei que a dobradura poderia representar uma cabine telefônica.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi6UadZcRMrHEHV3S4AuqvOn84SYvCC5h0vwrdeCRHYRHYPK35cqJF6JBZm1HcLIRD_7g-_GVBgtGo6Zs9ikLrwp-IUK67IRJpx5WBjNxm15xetxqYCU5NRVFN6D1Gglw-YMH4zPn6YWWxR/s320/1903+150editada.JPG)
O intuito da terceira imagem era fazer com que a dobradura representasse uma fonte iluminadora no plano real, infelizmente não consegui representar com a luz realmente sendo provida por dentro da dobradura, prejudicando a clareza da ideia.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj_dA7Ab5zjxMDCGXbnifZegQkburf2gGC7svVC6-TqaPv0yX7a7Zc2tGyx7lblDdO0VtOSiMyV2bfAkQl4erPLoBfBHl8deKIo9BMFlaTwI1hHmxW0HYHwWrTN40cTu6zYxSPiETg856Un/s320/1003+132.jpg)
A quarta imagem, com a outra dobradura realizada em aula representa o pórtico de entrada de uma construção.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhFPjUiTQcSjc_elHIPmybxFdsfd-cvCegJjgMIYS29SHwXDzGA3KOmDsrpI8QrX1D2MGkHpxg7bo_AJE8szFXpnmSyqvBnsHH7qMPDbYkS_SOXAjVWOzb9nAnKwd6beIrolQKFY9i65owP/s320/1003+145.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh0wsYF6Kc2EwBa9r1329ovDzE1NA52PJJBkCw0DE-PkXi-bDFjqBQN9Cni5Fk-tmnVrYuNN6Ig9sJFtfBY4mKcNxLFjo9Qo0EnjlKu-rlr_4bfAnqUKOmxatY0FMkNVRGT2isKfJBcTc32/s320/1003+144.jpg)
As duas últimas fotos foram feitas com a outra dobradura sugerida pelo site, que não foi desempenhada em aula. O palito é a calunga e a dobradura seria um espaço cultural associado com o espaço externo, como um museu pequeno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário